Avaliação Estrutural de Obras de Arte Rodoviárias a Partir de dados de pesagem em Movimento

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação estrutural de obras de arte rodoviária incluindo inspeção e dados de pesagem em movimento. Este projeto tem como parceiro internacional o Instituto ZAG da Eslovênia que vem desenvolvendo trabalhos nesta área. O projeto envolve uma parte inicial relacionada a inspeção de obras de arte e avaliação desta com relação à critérios de durabilidade e capacidade estrutural in loco. A segunda parte involve medições experimentais nos tabuleiros para determinar a resposta da ponte frente aos carregamentos dinâmicos da passagem de veículos. A quantificação do carregamento é obtida a partir de dados de pesagem em movimento. Sistemas de pesagem em movimento têm sido desenvolvidos e implementados com a intenção de controle rodoviário nos últimos 30 anos (WIM). Mais recentemente, principalmente na última década, ênfase foi dada ao desenvolvimento de sistemas de pesagem em movimento em estruturas de pontes (Bridge Weigh in Motion Systems – BWIM), com diversos trabalhos de diferentes autores sendo publicados neste enfoque. A principal vantagem declarada na pesagem de caminhões em pontes baseia-se no fato que o veículo mantém-se em contato com a estrutura durante alguns segundos, ao contrário dos métodos tradicionais, em pavimentos, em que o contato é de apenas uma fração de segundos. A partir das informações obtidas da inspeção estrutural e dos dados fornecidos pelo sistema de pesagem em movimento é possível prever se a estrutura sob análise suportará ou não o carregamento ao qual ela é submetida. O método a ser utilizado incorpora aspectos estáticos e dinâmicos, avaliação das cargas permanentes e cargas acidentais, seus respectivos coeficientes de segurança, o fator de amplificação dinâmica, em uma abordagem semi-probabilística.